Notícias

Chamada Pública - Proposta de Dossiê Temático para a Revista Mnemosine - UFCG - Dossiê 2023.2

2023-05-02

A Mnemosine Revista informa que está aberto o prazo para a submissão de artigos para o dossiê Mulheres nas ciências, carreiras docentes, e espaços de poder de 30 de julho a 30 de novembro de 2023. O dossiê é organizado pela pesquisadora Rosilene Dias Montenegro (UFCG/PPGH)

Saiba mais sobre Chamada Pública - Proposta de Dossiê Temático para a Revista Mnemosine - UFCG - Dossiê 2023.2

Edição Atual

v. 14 n. 1 (2023): Mulheres nas ciências, carreiras docentes e espaços de poder

Este Dossiê temático: Mulheres nas ciências, carreiras docentes e espaços de poder, foi proposto por mim, pela pesquisadora Dra. Maria do Rosário de F. Andrade Leitão (UFRPE) e pelo pesquisador Dr. Fábio Ronaldo da Silva (UNEB). Nossa convergência de interesses em pesquisas sobre gênero motivou-nos a empreender esta iniciativa, visando contribuir de maneira significativa para as reflexões pertinentes às relações de gênero. A escolha do enfoque em análises relacionadas às experiências de mulheres nas ciências e nas carreiras docentes e espaços de poder, foi motivada pelo propósito de aprofundar nossa compreensão sobre as práticas que dificultam o acesso aos espaços de poder de maior prestígio para as mulheres nas instituições científicas e universidades.

Conforme resumimos na chamada deste Dossiê, a atual configuração das disputas de poder, tanto no Brasil quanto globalmente, está marcada pela presença e ativismo político de grupos, organizações e lideranças de extrema-direita. Esses agentes têm empregado uma variedade de estratégias para impor uma “pauta moral e de costumes” ao debate público. Uma das questões mobilizadas pela citada “pauta de costumes” da extrema-direita é a temática de o gênero. O embate direto contra os movimentos feministas, as discussões sobre gênero e sexualidade tem repercutido de maneira a representar uma ameaça substancial aos avanços históricos das mulheres, tendo impactos tangíveis no aumento de diversas formas de violência perpetradas contra elas, mas principalmente no recrudescimento do feminicídio.

Que as reflexões aqui compartilhadas pelas pesquisadoras e pesquisadores possam nos trazer mais conhecimento e pluralidade a esse debate tão necessário quanto atual.

Publicado: 2023-12-31

Edição completa

Ver Todas as Edições