MULHERES NA GESTÃO: ENFRENTAMENTOS E CONQUISTAS NO CAMINHO DA EQUIDADE À LUZ DO II SEMINÁRIO MULHERES EM CARREIRAS UNIVERSITÁRIAS E ESPAÇOS DE PODER

  • NATASHA HEVELYN OLIVEIRA DA SILVA Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • LUANA RAYZA DA SILVA SANTOS Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA ANDRADE LEITÃO Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Palavras-chave: Mulheres e Poder, epistemologia feminista, desigualdade de gênero, divisão sexual do trabalho

Resumo

Discutindo um tema profundamente pertinente à Sociologia do Trabalho e aos estudos de gênero, este artigo se destina a compreender quais os desafios que se colocam à mulher gestora em espaços públicos governamentais a partir das reflexões propostas durante o II Seminário Mulheres em Carreiras Universitárias e Espaços de Poder realizado em abril de 2023. Um evento pautado na epistemologia feminista. A metodologia deste trabalho é de natureza qualitativa cuja fonte de pesquisa são os diálogos apresentados durante o evento pelas interlocutoras da mesa 2: Mulheres na Gestão, a partir da observação participante e análise documental. Essas mulheres apresentam discursos e vivências disruptivas em relação ao modelo de feminilidade socialmente naturalizado e ancorado nos padrões de comportamentos reducionista elaborados pelo patriarcado.

Biografia do Autor

NATASHA HEVELYN OLIVEIRA DA SILVA, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

LUANA RAYZA DA SILVA SANTOS, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco e estudante do curso de pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco.

MARIA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA ANDRADE LEITÃO, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Doutora em Estudios Iberoamericanos pela Universidade Complutense de Madri; Professora Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Publicado
2023-12-30