Chamada Pública - Proposta de Dossiê Temático para a Revista Mnemosine - UFCG

2021-09-25

Marxismo, coisa de homem branco? Diálogos e confrontos entre classe, gênero e raça na tradição marxista

Esta proposta de dossiê temático visa reunir artigos que resultem de pesquisas e reflexões teóricas, cujas discussões girem em torno das aproximações e dos limites entre o pensamento marxista e as abordagens teóricas sobre classe, gênero, raça, e colonialidade do poder e do saber. 

O fortalecimento dos movimentos feministas e dos movimentos negros, nas últimas décadas, articulado à crítica ao pensamento eurocêntrico transformaram radicalmente o campo teórico e político, com a ampliação da luta por direitos e pelo reconhecimento do sexismo e do racismo como opressões estruturais a serem combatidas. O recente interesse do mercado editorial pelo feminismo, em geral, e o feminismo negro, em particular, a ampliação do debate sobre racismo e sexismo na mídia e nas redes sociais e o crescimento de pesquisas acadêmicas nas Ciências Humanas, sobre estes temas, são indícios evidentes das mudanças em curso.

A categoria interseccionalidade tem focalizado as conexões de diferentes marcadores sociais que muitas vezes foram, e ainda são, invisibilizados. Às desigualdades socioeconômicas e as opressões de classe, somam-se as análises sobre gênero e raça como desafios fundamentais tanto no campo das investigações históricas, quanto na arena política. As transformações estruturais do sistema capitalista captadas por diferentes autores e autoras apontam pautas de investigação histórica e sociológica sobre a formação e o desenvolvimento da classe trabalhadora (metamorfoseada em precariado), o papel da cultura e da experiência no enfrentamento das classes subalternas diante da opressão e o esgotamento dos modelos clássicos de organização política, especialmente, os partidos e sindicatos.

Diante deste contexto, a intenção desta proposta de dossiê temático é reunir reflexões e análises que coloquem em confronto ou proponham diálogos entre autores, autoras e categorias do marxismo, das teorias feministas, da luta antirracista e das reflexões decoloniais. Assim, serão acolhidos artigos sobre as obras de Silvia Federici, Ângela Davis, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Nancy Fraser, Axel Honnett, Stuart Hall, Raymond Williams, Frantz Fanon, entre outros; trabalhos que analisem a articulação entre classe, gênero e raça; e reflexões sobre a atualidade e os impasses do pensamento marxista, especialmente, no campo da historiografia.   

capa2022.1peq_1.jpg