MATERNIDADE E OS DESAFIOS DA ATIVIDADE DOCENTE EBTT NA EXECUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO NO CURSO MÉDIO TÉCNICO EM PUBLICIDADE DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ – IFAP

  • POLIANA MACEDO SOUSA Instituto Federal do Amapá (IFPA)
Palavras-chave: Docência, Educação Profissional e Tecnológica, Maternidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexão acerca da atividade docente na esfera do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) ofertado no Brasil e suas múltiplas atividades requeridas pela legislação vigente, a saber: ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, com foco principal no trabalho da mulher em consonância com a maternidade. Com base na discussão do habitus professoral e do campo ancorados nos pressupostos de Pierre Bourdieu (2009) e demais autores que analisam e utilizam sua teoria como pilar para essas discussões, avalia-se que na docência da educação profissional e tecnológica o desafio de transmissão do conteúdo, uma vez que há uma heterogeneidade de públicos e níveis de ensino. Resultando em dificuldades para execução de atividades além da sala de aula, como projetos de ensino, de pesquisa e extensão na instituição e como consequência, um atraso no desenvolvimento da carreira docente e de pesquisadora.

Biografia do Autor

POLIANA MACEDO SOUSA, Instituto Federal do Amapá (IFPA)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Tocantins, UFT. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal do Amapá (IFPA)

Publicado
2023-12-30