PAISAGEM URBANA E ARQUITETURA POPULAR: O CASO DO DISTRITO DE GRAVATÁ DO IBIAPINA - PE

  • Kainara Lira dos Anjos Doutora em Desenvolvimento Urbano. Professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
  • Carine Ayanne Mendes de Farias Arquiteta e Urbanista. Mestranda em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Paisagem urbana, arquitetura popular, imagem do lugar

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a conformação da paisagem urbana, a partir de exemplares em arquitetura popular no agreste pernambucano (Brasil), tendo como estudo de caso o conjunto urbano compreendido pelas Ruas do Commercio e Martins da Cunha do distrito de Gravatá do Ibiapina, município de Taquaritinga do Norte. Sua análise justifica-se pela importância do reconhecimento do patrimônio da região em questão, principalmente com relação a arquitetura não erudita, que apesar de compor grande parte do espaço construído das cidades brasileiras, é pouco considerada nos estudos acadêmicos. Para tal, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: inicialmente, o embasamento teórico, para compreender acerca da paisagem urbana e da arquitetura popular; em seguida, foi analisado o caso em estudo, onde a arquitetura popular compõe uma paisagem urbana repleta de significados.

Publicado
2020-12-15