ZEUS E MNEMOSINE: A ARQUITETURA DE RINO LEVI E A RELAÇÃO COM OS ARTISTAS.
Resumo
Esse artigo tem por objeto de estudo a relação entre arte e arquitetura na cidade de São Paulo nas décadas de 1940 e 1950, tendo como foco a obra do arquiteto Rino Levi. O objetivo é analisar como se deu a aproximação entre artistas e arquitetos, e quais foram os resultados desse intercambio de atuações na arquitetura moderna brasileira. A metodologia empregada possui dois momentos. Primeiramente é realizada a pesquisa histórica através do levantamento e estudo da bibliografia utilizando fontes primárias e secundárias. O segundo momento analisa o objeto arquitetônico, tendo como foco a integração das artes. Os estudos de caso analisados foram o Edifício Prudência (1948) e o Teatro Cultura Artística (1950). O trabalho justifica-se como instrumento para documentação do patrimônio arquitetônico a ser tratado, e também, por aprofundar estudos relativos a historiografia da arquitetura moderna. Dessa forma, procurou-se apresentar quais eram os valores e ideais que permeavam a sociedade paulistana na primeira metade do século XX.