ARQUITETURA POPULAR DE PLATIBANDA NORDESTINA: NOTAS SOBRE ENQUADRAMENTOS DISCURSIVOS E TERMINOLOGIAS

  • Hugo Stefano Monteiro Dantas Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestrando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (MDU-UFPE), integrante do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP/MDU). Recife, PE, Brasil.
  • Renata Campello Cabral Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (IAU-USP). Docente do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Vice-líder do Laboratório de Urbanismo e Patrimônio Cultural (LUP/MDU).
Palavras-chave: arquitetura popular, platibanda, pesquisas acadêmicas

Resumo

A arquitetura popular de platibanda do Nordeste é tida neste artigo como objeto de investigação historiográfica. Para a criação de tal narrativa buscou-se voltar para as pesquisas acadêmicas e artísticas acerca da tipologia em nível regional. Com a contribuição de designers e arquitetos, foi possível elucidar as principais características de tal produção, desde a forma de construção, materiais, até os estilos que se caracterizam como quadros de referências para tal produção. O artigo também possui o objetivo de resgatar tais pesquisas acadêmicas e artísticas que até então possuíram pouca difusão no ideário regional e nacional

Publicado
2020-12-15